top of page
  • notavelabrantes

Raimundo José Soares Mendes


Praça Raimundo José Soares Mendes

Raimundo José Soares Mendes nasceu em Abrantes no dia 29 de abril de 1815 e era filho de Joaquim Soares Mendes e de Ana Soares. Faleceu em Abrantes a 15 de março de 1900.


Nos tempos revolucionários de 1846, segundo o jornal "O Abrantes", empenhou "a vida numa luta injustificada contra o povo, defendendo com evidente dedicação os interesses da oligarquia dominante", chegando a ser capitão da 1ª Companhia de Caçadores Voluntários, do Batalhão Nacional de Caçadores de Abrantes, fundado em 1847 como reação ao Setembrismo.

Exerceu funções no Paço e alcançou grande e poderosa influência. Em Abrantes ocupou os primeiros lugares de confiança política. Foi procurador da Junta Geral de Distrito, representando os concelhos de Abrantes e Sardoal; sócio e presidente, durante 38 anos, do Montepio que hoje tem o seu nome e que, nesse período, atingiu o seu auge em adesão de associados e despesas com os apoios sociais. Raimundo Soares Mendes chegou então a leiloar bens pessoais para angariação de fundos.


Foi ainda provedor da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, eleito a 10 de junho de 1894 e a 14 de junho de 1896; reitor da Irmandade do Senhor Jesus do Capítulo e exerceu cargos efetivos no Conselho Municipal entre 1848 e 1879, sendo também presidente da Câmara Municipal de Abrantes.


A 11 de janeiro de 1893, por proposta do presidente da Câmara Municipal, J.V. Vaz Soares, a autarquia deliberou atribuir o nome de Raimundo José Soares Mendes à Praça do Concelho.


__________


Fontes:

http://www.bmab.cm-abrantes.pt/ (Folhas da nossa história)

Toponímia Abrantina - Eduardo Campos




Visite o nosso canal no Youtube: aqui.

Acompanhe o Notável Abrantes no Facebook e Instagram!

126 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page