top of page
  • notavelabrantes

#patrocinado | A Igreja de São Miguel

Em Martinchel.


A Igreja Paroquial, "devotada a São Miguel, teve como primeiro orago São Martinho. Assim foi registada no inventário de todas as igrejas existentes no reino de Portugal e dos Algarves de 1320-1321.


Este espaço sagrado, como todo o património religioso rural, foi alvo de sucessivas obras de reconstrução, sem grandes cuidados de preservação dos seus valores históricos. Da igreja medieval nada subsistiu, pois o renascimento, ocorrido nos séculos XV e XVI, não apreciava o gosto artístico da Idade Média.


No século XVIII, os critérios de conservação alteraram-se. Consequentemente, na campanha de obras de 1736, houve a preocupação de guardar duas esculturas em pedra calcária seiscentistas encastoando-as nas paredes do templo, uma prática usual na época.


As peças, em vulto perfeito, representam a Rainha Santa Isabel e uma Virgem com o menino. Atendendo à qualidade que manifestam foram atribuídas às oficinas coimbrãs e terão chegado a Martinchel, provavelmente, por influência dos frades crúzios." (1)



Fonte: (1) "Guia das Freguesias - Martinchel", de Ana Paredes Cardoso - CMA


___________


+ sobre Martinchel.



Acompanhe o Notável Abrantes no Facebook e Instagram!

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page