top of page
  • notavelabrantes

Grande Rota 55 inaugurada esta manhã

Atualizado: 19 de jan. de 2021

Percurso passa pelos concelhos de Abrantes, Sardoal e Mação.



A Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo (GR-55), foi esta manhã inaugurada junto da milenar Oliveira do Mouchão, em Mouriscas (Abrantes).



O projeto, cujo promotor é a ACROM - Associação Cultural das Rotas de Mouriscas, foi um dos vencedores de Âmbito Regional do Orçamento Participativo de 2017 e tem uma extensão aproximada de 47km, onde a história e a natureza caminham de mãos dadas.




Pontes medievais, calçada romana, capelas, poços, lagares e moinhos são alguns dos mais de três dezenas de pontos de interesse, ao longo do percurso.


Dados técnicos:


- cerca de 300 balizas com marcas;

- 33 prumos com marcas direcionais;

- 10 prumos com placas informativas;

- 3 painéis grandes e centrais.



Confira o vídeo promocional: aqui.


Excertos da descrição do projeto apresentado em 2017:

"Criação de uma rota pedestre de cariz cultural e etnográfica em zonas de intensos vestígios de património antigo e outro mais recente, nomeadamente: pontes e calçadas romanas, grutas, castelos, antas, lagares, azenhas, levadas, etc. Além de uma forte ligação cultural esta rota abrangerá também o domínio turístico e terá ainda uma componente religiosa (...).

Ribeira da Arcês: cerca de 15 lagares e azenhas, vários açudes, vários quilómetros de levadas, 4 grutas, 2 pontes romanas, 1 barragem, 1 praia fluvial, 1 calçada romana, vestígios de um antigo castelo, inscrições antigas, vários destes locais são descritos em lendas que se encontram publicadas em livros (Lenda da Grade de Ouro, Lenda da Lapa da Moura, etc).

Ribeira de Rio Frio: cerca de 10 lagares e azenhas (uma ainda em funcionamento!), vários açudes, vários quilómetros de levadas, uma anta, vestígios de extracção mineira, uma grande charca, outros vestígios antigos, etc.

Rio Tejo: O canal de Alfanzira do tempo dos Filipes, restos do que foi a Mata Real de Alfanzira, muitas oliveiras milenares incluindo a mais antiga de Portugal com 3.350 anos, muitas pesqueiras, etc."


+ sobre Abrantes.


Acompanhe o Notável Abrantes no Facebook e Instagram!

459 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page