top of page
  • notavelabrantes

| Eduardo Duarte Ferreira

10 de fevereiro de 1856.



Eduardo Duarte Ferreira nasceu em Tramagal, no dia 10 de fevereiro de 1856.


"Pioneiro da indústria metalomecânica em Portugal, o fundador da Metalúrgica Duarte Ferreira, era um homem singular (hoje chamar-lhe-íamos empreendedor), que tinha pressa de percorrer a sua “estrada muito comprida” para alcançar o seu objetivo de ser algo mais que um “simples ferreiro”.


Em reconhecimento pelos seus importantes feitos na sua atividade, a 30 de janeiro de 1928 é agraciado com a Ordem de Mérito Industrial, atribuída pelo então Presidente da República Portuguesa, Marechal Óscar Carmona que visitou a fábrica de Tramagal.


Para lá do seu tempo de vida, a MDF tornou-se um portento nacional e a Borboleta (marca patenteada em 1917), voou além-fronteiras, por muitas décadas e 3 gerações da sua família a assumirem os seus comandos, marcando a vida de mais de 2600 trabalhadores e suas famílias.


A história da sua vida e da empresa que seguiu o seu legado, encontra-se hoje perpetuada no Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, prémio APOM de Melhor Museu Português 2018, sediado no antigo Escritório Principal da fábrica em Tramagal." (1)


Fonte:

(1) www.cm-abrantes.pt


+ sobre Tramagal.


Visite o nosso canal no Youtube: aqui.

Acompanhe o Notável Abrantes no Facebook e Instagram!

99 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page