top of page
  • notavelabrantes

Curiosidades | Abrantes



"No dia 30 de abril de 1733, morre nesta vila, "de um acidente apoplético", o donatário e 1º marquês de Abrantes D. Rodrigo de Sá Almeida e Meneses, tendo por disposição testamentária ficado sepultado à entrada da igreja-panteão do Castelo (o seu coração seria depositado no túmulo do 1º conde).


Conforme nos lembra o seu epitáfio, fora comendador de várias ordens, censor da Academia Real da História (1720), e embaixador em Roma e Madrid, por ocasião dos casamentos dos príncipes das duas Casas soberanas (D. José e Dª Maria Bárbara, filhos de D. João V), tendo por esse cargo sido agraciado pelo rei de Espanha com o colar do Tosão de Ouro.


Do seu vasto currículo consta ter sido também gentil-homem da câmara d'el-rei D. João V e do conselho, vedor da Fazenda, governador das Armas da cidade do Porto, das fortalezas de S. João da Foz e de Nª Srª das Neves em Leça de Matosinhos, mestre de campo de Infantaria, posto em que serviu na Guerra da Sucessão de Espanha.


Além dos senhorios de Abrantes e do Sardoal, detinha ainda os de Sever, Penaguião, Gondim, Fontes, Gondomar, Vila Nova de Aguiar de Sousa, Bouças, Gaia e a honra de Sobrado." (1)


__________

Fonte:

(1) "História Cronológica do Concelho de Abrantes - da Pré-História a 1916", Joaquim Candeias Silva - CMA



Visite o nosso canal no Youtube: aqui.

Acompanhe o Notável Abrantes no Facebook e Instagram!

44 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page