top of page
  • notavelabrantes

A Capela de Nossa Senhora da Luz

Em Abrançalha de Cima (Abrantes).



"Foi neste local que teve o primeiro assento o convento de Santo António. Segundo Frei Francisco de S.Tiago, cronista da província da Soledade, foi no ano de 1526, que o provincial de então, Frei João de Albuquerque, aceitou a oferta que lhe foi feita pelo 3.º conde de Abrantes, D. Lopo de Almeida, para a construção de um mosteiro, no local onde já existia uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Luz, na ribeira de Abrançalha.


(... ) a capela foi sobrevivendo, até que em 1938, por tão danificada que estava, acabou por ser fechada ao culto, perante a consternação da população, para quem Nossa Senhora da Luz continuava a ser objeto de grande devoção. Esta situação terminou em 1953, quando passou a integrar a paróquia de S. Vicente, tendo a população contribuído, com grande generosidade, para a sua recuperação.


(...) A imagem tão venerada de Nossa Senhora da Luz, quase de tamanho natural, é feita de pedra de ançã e deve ter sido trazida pelos frades de Santo António, no século XVI (...).


Pedindo ajuda para os seus problemas e aflições, por ali têm passado muitas gerações de devotos, cheios de fé nos milagres da Senhora, de que se contavam, antigamente, inumeráveis prodígios."


Como chegar: 39º29'43''N 8º12'53''W


Fonte: "Abrantes | Lugares com História", de Maria Teresa Aparício


+ sobre Abrantes.


Acompanhe o Notável Abrantes no Facebook e Instagram!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page