• notavelabrantes

Olhares | Poeta António Tomás Botto

Natural de Concavada, faleceu faz hoje 61 anos.




António Tomás Botto, natural de Concavada, concelho de Abrantes, faleceu no dia 16 de março de 1959, vítima de acidente de viação no Rio de Janeiro.


"Colaborou em quase todas as re­vistas de van­guarda - Con­tem­po­rânea, Athena, Águia, Ilus­tração, Por­tu­cale, Ma­ga­zine Ber­trand e Ci­vi­li­zação, entre outras – e o seu nome foi-se im­pondo como poeta de sen­si­bi­li­dade privilegiada e pro­sador ele­gante e ori­ginal.

Fer­nando Pessoa e An­tónio Botto, grandes amigos, ela­boraram em con­junto uma An­to­logia de Po­emas Por­tu­gueses Mo­dernos.

António Botto protagonizou a maior polémica do segundo modernismo, que envolveu Ál­varo Maia, detrator da sua obra, e teve como defensores Raúl Leal e Ál­varo de Campos, heterónimo de Pessoa.

A obra poé­tica de Botto po­de dividir-se em quatro fases: a ju­venil, no tom da quadra po­pular con­ju­gada com aspetos do sim­bo­lismo; a sim­bo­lis­tico-es­te­ti­cista, das pri­meiras edi­ções das Can­ções e pla­quetes se­guintes; a pes­soal e ori­ginal, nos anos 30, que inclui também os seus belos contos in­fantis e as peças de teatro An­tónio e Al­fama; e a úl­tima, de uma triste de­ca­dência,nos anos 40 e 50.

Elogiado por contemporâneos ilustres como Una­muno, Garcia Lorca, An­tónio Ma­chado, Ramon Ji­ménez, Gide, Va­léry, Pi­ran­dello, Ma­la­parte, Mário de An­drade, Jorge de Lima, Lins do Rego, Ga­briela Mis­tral, Carlos Drumond de Andrade, Ma­nuel Tei­xeira Gomes, Teixeira de Pascoaes, José Régio e João Gaspar Si­mões, An­tónio Botto foi inú­meras vezes re­e­di­tado e tra­du­zido para vá­rias lín­guas. Também a im­prensa es­tran­geira se re­feriu à sua obra duma forma bas­tante elo­giosa.

Sendo um dos mais dis­cu­tidos e dos mais no­tá­veis po­etas por­tu­gueses, Botto tornou-se um autêntico mito."


Fonte: http://wikitejo.mediotejo.pt/

Como chegar: 39º27'10''N 8º04'04''W


+ sobre Abrantes

.


Acompanhe o Notável Abrantes no Facebook

e Instagram
!

0 visualização
Sobre nós

Aqui

 

2020 Criado por www.momentosdigitais.com